StarLITE®-R Premium: A nova base de garrafa rPET da Sidel, projetada para valorizar produtos topo de gama

A StarLITE®-R Premium é uma base de garrafa elegante e de elevado desempenho para garrafas diferenciadas, 100% rPET

A Sidel expandiu a sua linha StarLITE®-R para incluir uma nova base de garrafa premium, adequada para produtos lácteos líquidos, águas com sabores, bem como para sumos, néctares, refrigerantes, bebidas isotónicas e chás.

“Esta garrafa foi especificamente projetada para o mercado premium, onde os consumidores esperam desempenho excecional e um apelo visual marcante ao adquirir um produto topo de gama. A nossa nova garrafa foi desenvolvida para resistir a todas as etapas da sua jornada — desde a produção, passando pela cadeia de suprimentos, até à prateleira do supermercado e, finalmente, para as mãos do consumidor. A qualidade e o desempenho da garrafa também foram rigorosamente testados nos laboratórios da Sidel em condições industriais”, afirma Pierrick Protais, Diretor de Inovação em Embalagens na Sidel.

“Os consumidores também procuram uma aparência sofisticada e otimizada, e o nosso novo design de garrafa atende a essas expectativas, oferecendo uma base que é distinta, com um elevado desempenho e um impacto ambiental reduzido.”

Design otimizado de gama superior com recursos técnicos ocultos de elevado desempenho

As garrafas premium são tipicamente mais pesadas do que as garrafas com designs padrão, a fim de garantir uma excelente experiência ao consumidor, graças à rigidez da garrafa e à preservação da qualidade da bebida. Quando as garrafas têm maior espessura de PET, as suas bases são propensas à deformação, especialmente se forem fabricadas a alta velocidade.

A base de garrafa StarLITE®-R Premium ostenta uma estética elegante, sofisticada e otimizada. O fundo plano da garrafa cria um elevado impacto visual nas prateleiras dos supermercados e é compatível com garrafas de formatos redondos e quadrado-arredondados, com tamanhos para porções individuais e múltiplas, e pode ser utilizada com PET opaco e transparente.

Os recursos técnicos da StarLITE®-R Premium da Sidel permitem que uma garrafa 100% rPET seja soprada a alta velocidade, garantindo o máximo desempenho da base para uma qualidade superior da garrafa com um visual atrativo.

O design utiliza a tecnologia patenteada de abóbada da Sidel para evitar quaisquer nervuras visíveis na base da garrafa e otimizar a sua geometria. Composta por uma cúpula central alta, rodeada por sulcos radiantes mais baixos com larguras e comprimentos alternados, a base da garrafa é fácil de soprar, garantindo uma distribuição perfeita do material e uma elevada folga da base. A base oferece estabilidade garantida à garrafa, graças à sua ampla superfície de apoio. Além disso, a base do molde inclui um circuito de arrefecimento aprimorado para um resfriamento eficiente da base da garrafa, especialmente com rPET, que é processado a temperaturas mais elevadas, comparativamente a material virgem.

Estes recursos técnicos permitem que a base da garrafa tenha um elevado desempenho quando fabricada a uma elevada velocidade de até 2.500 garrafas por hora, por molde, graças à geometria otimizada do design da garrafa.

Aparência e desempenho premium com baixo impacto ambiental

"As garrafas premium são tipicamente vistas como menos sustentáveis do que as versões padrão, pois utilizam mais material PET para aumentar a espessura das paredes e requerem maior pressão de sopro," afirma Protais. "Contudo, com as regulamentações globais de embalagens cada vez mais focadas no impacto ambiental, os fabricantes procuram agora alternativas de produtos exclusivos que proporcionem economias de carbono. É exatamente isso que a StarLITE®-R Premium oferece."

A StarLITE®-R Premium pode ser fabricada utilizando 100% de rPET e a Sidel adaptou a sua tecnologia de base moldada de modo a acomodar esse material, garantindo uma garrafa da mais elevada qualidade. Além disso, esta base de fácil modelagem requer uma pressão de sopro mais baixa.

A base da garrafa StarLITE®-R Premium da Sidel oferece aos produtores economias significativas de dióxido de carbono. Com a transição do PET virgem para 100% rPET, os fabricantes podem economizar até 3.100 toneladas de dióxido de carbono equivalente por ano[1] e, reduzindo a pressão de sopro em até 25% comparativamente a uma garrafa premium comum no mercado, é possível obter uma economia de até 61 toneladas de carbono equivalente por ano[2]

Pronta para uma ampla gama de configurações de produção

Esta nova base de garrafa premium foi projetada para acomodar formatos de garrafa de 0,25 L a 2 L, o que a torna altamente versátil, e permite uma produção de até 2.500 garrafas por hora por molde (g/h/m).

Esta base é compatível com uma ampla variedade de designs de garrafas e pesos de garrafas premium, oferecendo uma flexibilidade excecional. Pode ser produzida nas plataformas EvoBLOW, Universal e Series 2, e é adequada tanto para linhas de enchimento regulares, como asséticas. Além disso, é fácil de adaptar em linhas de produção existentes, garantindo um processo de integração tranquilo.

Expansão da linha StarLITE®-R

A base de garrafa premium é a mais recente adição à linha exclusiva StarLITE®-R da Sidel, juntando-se a designs inovadores como o StarLITE®-R Nitro e o StarLITE®-R para refrigerantes carbonatados (CSD). Lançada no início de 2024, a StarLITE®-R Nitro é uma base de garrafa única e de alta resistência, especificamente projetada para produtos nitrogenados em garrafas 100% rPET. A StarLITE®-R original para CSD foi a primeira solução da Sidel dedicada ao rPET, oferecendo proteção aprimorada contra deformações, melhor estabilidade e maior resistência à rutura.

[1] Comparação baseada em: 100% rPET versus PET virgem | Garrafa de 1L, 28g | 140 milhões de garrafas produzidas por ano | Dados de referência da pegada ambiental: 2,43 t CO2 eq / tonelada de PET virgem e 1,63 t CO2 eq / tonelada de rPET | Fonte dos dados: Ecoinvent, Método IPCC 2013, Categoria mudança climática, Indicador GWP 100a

[2] Comparação baseada em: 24 bar média do mercado versus 18 bar StarLITE-R Premium | Garrafa de 1L, 28 g | 140 milhões de garrafas produzidas por ano | Fonte dos dados: Fator energético TERNA 2019 para a média europeia, incluindo o Reino Unido (278 g CO2eq. / kWh)