Sidel celebra 40 anos de expertise em sopro e embalagem de frascos PET

Há 40 anos a Sidel lançou sua primeira sopradora comercial para a produção de garrafas PET para o setor de bebidas. A empresa tem fornecido e sido pioneira em soluções inovadoras de embalagem PET para os mercados de bebidas, bem como os de alimentos, produtos de cuidados pessoais e domésticos (FHPC, na sigla em inglês) a fim de atender às crescentes demandas em rápida transformação do consumidor desde então. Através de sua ampla expertise em engenharia e embalagens PET, bem como recursos exclusivos de design de embalagens e processos de sopro, a Sidel tem dado forte apoio ao mercado no uso do PET e continuará a fazê-lo, visto que esse é o material sustentável ideal para embalagens.

Em 1980, a Sidel lançou a primeira solução de produção comercial do mundo para a embalagem de bebidas em PET — a sopradora SBO (em francês, Soufflage Bi-Orienté, que significa sopro biorientado) para refrigerantes.A empresa desenvolveu muitas tecnologias de envase em PET que contribuíram para melhorar o desempenho em todas as categorias de bebidas e FHPC, gerando imensos ganhos de produtividade nas linhas completas desde então.

Guillaume Rolland, Vice President for PET and Sensitive Products Portfolio da Sidel, explica os valores fundamentais que servem de base para o desenvolvimento da EvoBLOW™, a sopradora de geração mais recente da Sidel: “Em todos os avanços em equipamentos e inovações de embalagem, nossos objetivos básicos são atender aos requisitos do setor quanto a liderança em integridade do produto e qualidade de embalagem superior, bem como proporcionar máxima eficiência, custo total de propriedade reduzido e competitividade sustentável. Outro objetivo chave é garantir flexibilidade de produção otimizada que permita fácil processamento de diversas SKUs e que se concentre na economia de energia e na redução do consumo de matérias-primas a fim de minimizar o impacto ambiental.”

Para aproveitar ao máximo a EvoBLOW, sua inteligência de equipamento integrada e gestão muito responsiva resultam na otimização contínua da produção e maior facilidade de manutenção. Ela combina automação reativa com tecnologias inovadoras de conexão de máquinas e análise de dados em tempo real. Qualidade de garrafa sem igual pode ser obtida com a solução patenteada de controle de processo de sopro e autorregulagem: IntelliBLOWER™. Ela detecta e elimina automaticamente desvios no processo das garrafas para garantir uniformidade e qualidade de produção. Intervenções de operador simplificadas e intuitivas, notificações inteligentes para reação otimizada e menos tempo de manutenção também contribuem para melhorar a produtividade.

Guillaume Rolland
Vice President for PET and Sensitive Products Portfolio da Sidel

Ampliando a inovação em embalagens e os limites de desempenho

A indústria de embalagens PET tem se desenvolvido cada vez mais rápido desde 1980, embora a importância do design de garrafa inovador e durável tenha permanecido a mesma. A Sidel contribuiu muito em alguns dos designs de embalagem PET mais significativos e atraentes para líquidos e FHPC por sempre priorizar o design inovador de embalagens e identificar as tendências do mercado, a fim de criar formas originais e atraentes para que os fabricantes possam diferenciar seus produtos em um mercado dinâmico e extremamente competitivo.

O empenho da Sidel no design de embalagens também privilegia iniciativas de otimização de peso. A título de exemplo, o peso de uma garrafa PET de água sem gás de 500 ml foi reduzido em mais de 70% entre 1985 e 2019. A X-LITE™ da Sidel, introduzida em 2019, por exemplo, é uma garrafa PET de 500 ml de água que pesa apenas 7 gramas e oferece excelente resistência à carga vertical. Isso é possível graças aos recursos muito amplos de processamento da Sidel EvoBLOW.

Quatro décadas de inovações em sopro de PET

Em 2020, uma sopradora Sidel EvoBLOW produz 90 mil garrafas por hora (gph) na linha de produção de água mais rápida do mundo — quase 25 vezes mais rápido que a sopradora SBO de 1980, que operava a 3.600 gph. Desde o lançamento da primeira garrafa PET, a Sidel tem tido papel crucial em diversas inovações na indústria de embalagens. Com mais de 7.000 sopradoras SBO em operação no mundo todo, as tecnologias de sopro da Sidel se tornaram o padrão. É possível confirmar essa declaração verificando as parcerias de longa data com empresas de embalagem de liderança e as muitas compras repetidas, que atestam a confiança na expertise de sopro da Sidel.

Desde a perspectiva de processos até as configurações de máquinas, a Sidel oferece o mais alto nível de configurabilidade de sopro a fim de garantir as soluções mais adequadas para cada necessidade de mercado específica. A EvoBLOW está disponível como máquina integrada ou independente, podendo ser combinada com outros recursos, como enchimento e fechamento em Combi Blow Fill para todos os tipos de processos (comum, asséptico e ultralimpo com esterilização seca de preformas Predis™, sopro resistente ao calor e enchimento a quente, aquecimento preferencial para frascos planos). Também pode ser combinada com rotulagem e enchimento, como na Super Combi, uma solução multifuncional completa e inteligente para a produção de água e refrigerantes. Além disso, é possível associá-la à solução de revestimento de plasma e enchimento Actis™ a fim de aumentar o prazo de validade das bebidas e viabilizar a redução de peso, ao passo que a Combi Blow Deco garante fabricação e rotulagem com rapidez e segurança para frascos vazios.

Qualidade de embalagem rigorosa em PET, ref-PET e r-PET

A tecnologia de sopro da Sidel sempre atendeu às necessidades em transformação dos consumidores bem como fez frente aos desafios ambientais. Além de trabalhar para reduzir o consumo de energia e matérias-primas ao mínimo, a Sidel tem sempre trabalhado para manter o processo de sopro o mais otimizado possível a fim de proporcionar a melhor qualidade e desempenho de garrafa para todos os tipos de resina PET — virgem e reciclada (r-PET), descartável e reutilizável (ref-PET), transparente e opaca, monocamada e multicamada.

Devido a legislações que ajudam na redução do consumo de matéria-prima plástica e, consequentemente, do impacto ambiental, as garrafas ref-PET e r-PET têm se tornando alternativas sustentáveis de embalagem plástica cada vez mais comuns nos últimos anos. Na produção de garrafas ref-PET, a Sidel tem sido a parceira certa para o fornecimento de processos de sopro visando a reutilização há mais de 30 anos. O processo de sopro específico de resistência ao calor garante especificações de embalagem ideais para a sustentação da estrutura da garrafa ref-PET por muitas utilizações e nos testes de durabilidade (ciclos de lavagem). O aquecimento de molde elétrico exclusivo da Sidel permite um processo de sopro muito exato, garantindo qualidade altamente uniforme da garrafa ref-PET. Isso também pode ser aliado aos recursos da Sidel de design de garrafa, avaliações internas de lavagem de garrafas reutilizáveis, engenharia de linha de triagem de ref-PET e soluções muito sustentáveis de lavagem de garrafas (gama Swing™).

A Sidel também tem apoiado todas as empresas de liderança do setor que introduziram as garrafas r-PET no mercado há mais de 20 anos. O PET é o único material de embalagem plástico que é 100% reciclável e adequado para contato direto com alimentos que conta com uma reciclagem de ciclo fechado de garrafa a garrafa, garantindo um impacto ambiental muito baixo em comparação com materiais não plásticos alternativos. Por exigir menos matéria-prima e reduzir o desperdício, o uso de r-PET atinge uma pegada de carbono quase cinco vezes menor do que o de PET virgem. O objetivo geral da Sidel é oferecer tecnologias com janelas de processo de sopro mais amplas a fim de garantir qualidade uniforme da garrafa r-PET, evitando quaisquer impactos da variação da qualidade da resina devido a métodos de coleta e origem das garrafas. Além disso, a plataforma de avaliação de r-PET da Sidel já está contribuindo para esse objetivo impulsionando o desenvolvimento e qualificação de garrafas com conteúdo cada vez maior de r-PET, sem abrir mão do desempenho industrial. Para fazer isso, a Sidel mantém uma estreita e fundamental colaboração com as partes interessadas na cadeia de valor do r-PET e oferece uma expertise incomparável para acompanhar todo o setor até a significativa mudança para o r-PET.

Graças a uma abordagem holística da produção de embalagens PET, as cadeias de fornecimento podem ser transformadas em cadeias de valor. Isso ilustra como o empenho contínuo em P&D, com foco em ampliar as fronteiras da moldagem por sopro, continua fazendo uma inestimável contribuição para as futuras soluções de embalagens de bebidas sustentáveis. A Sidel continuará a desempenhar um papel fundamental nesse processo por constantemente inovar para garantir que as embalagens em r-PET continuem a evoluir para o benefício de todos: os