Encontra-se em funcionamento a grande central fotovoltaica construída pela Sidel em Parma

Entrou plenamente em funcionamento a grande central fotovoltaica construída pela Sidel na sua fábrica de Parma ficou, que permite à unidade cobrir 40% das suas necessidades de energia elétrica e reduzir as suas emissões de CO2 em 871 toneladas/ano, o equivalente ao absorvido por 43 500 árvores. Trata-se de uma das maiores centrais fotovoltaicas empresariais da Emília-Romanha que, graças aos seus 5000 painéis solares, está em condições de produzir 2900 MWh de energia elétrica, o que equivale ao consumo anual de mais de 1000 habitações em Parma.

A Sidel planeia investir em Parma cerca de 5 milhões de euros para a transição energética, acompanhando a construção da central fotovoltaica com outras iniciativas importantes destinadas a contribuir para a concretização dos objetivos de sustentabilidade que a empresa - líder mundial no fornecimento de soluções para a embalagem de bebidas, alimentos e produtos de higiene pessoal e domésticos em PET, latas, vidro e outros materiais - estabeleceu para o triénio 2022-2024.

"O nosso compromisso ambiental está no centro de todas as nossas atividades. Damos o nosso contributo para a proteção do ambiente inovando e desenvolvendo soluções sustentáveis para reduzir as emissões de CO2", comentou Francesca Bellucci, Sustainability Director, Grupo Sidel. "A nossa estratégia de descarbonização visa uma redução de 50% das emissões Scope 1 e 2, ou seja, as resultantes das nossas operações e do consumo de energia, até 2030. Este objetivo já foi alcançado: em 2023, na verdade, reduzimos as nossas emissões em 75% em relação a 2019. A entrada em funcionamento em pleno regime da central fotovoltaica de Parma permite-nos dar mais um passo importante na concretização do objetivo de zero emissões líquidas em toda a nossa cadeia de valor até 2050".

Todas as unidades de produção da Sidel a nível mundial, incluindo a unidade de Parma, estão certificadas de acordo com o sistema de gestão ambiental ISO 14001. Com esta certificação, a Sidel adotou um sistema que lhe permite reduzir continuamente a sua pegada ambiental a nível global. Ao integrar os princípios de sustentabilidade nas suas operações, a empresa pretende não só reduzir a sua pegada de carbono, mas também melhorar a sua eficiência operacional, a inovação e a competitividade.

"Estamos particularmente orgulhosos por termos colocado em funcionamento a central na sua totalidade, fornecendo à fábrica energia limpa autogerada", comentou Riccardo Rosselli, VP Global Sites & Facility Management do Grupo Sidel e Site Leader da Unidade de Parma. "Trata-se de um passo muito importante para a concretização dos nossos objetivos de sustentabilidade ambiental para a sede e para a fábrica, em linha também com os objetivos de sustentabilidade que a cidade de Parma estabeleceu para si própria até 2030. Gostaria de agradecer a todos os funcionários da Sidel que durante o último ano trabalharam arduamente para transformar um projeto ambicioso em realidade”.