Alta eficiência da linha completa Sidel ajuda Niagara Bottling LLC a aumentar a produção de caixas em dois milhões por ano

A Niagara Bottling LLC, líder na fabricação de água engarrafada para outras marcas (pri-vate label) e com presença nos EUA e no México, implantou recentemente uma linha PET completa da Sidel para modernizar suas instalações de Salt Lake City. A linha conta com duas Super Combis equipadas com o EasyFEED™, alimentador de preformas inovador e compacto instalado no nível do piso, e também com transportadores e equipamentos de fim de linha da Gebo Cermex. Graças a esse investimento, a arrojada engarrafadora au-mentou significativamente a produtividade, beneficiando-se de fatores como alta veloci-dade, fabricação eficiente e elevadas taxas de disponibilidade da linha.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado, a Niagara Bottling LLC consolidou seu sucesso no segmento de água oferecendo aos clientes produtos de alta qualidade, seguros e com excelente perfil de sabor. Com base em estimativas que apontavam para uma taxa de crescimento anual composta (CAGR, na sigla em inglês) em alta de 3% no mercado americano de água engarrafada em PET[1] entre 2016 e 2020, na hora de tomar a decisão, a empresa resolveu se apoiar na relação comercial de longa data com a Sidel para instalar uma nova linha PET completa a fim de ampliar sua capacidade de produção, e assim atender às demandas dos consumidores. A opção comprovou ser a chave para fornecer melhor desempenho e mais segurança, além de otimizar o custo-benefício.

Aumento de disponibilidade e eficiência turbina produtividade

Ponto de partida da nova linha completa da fábrica da Niagara, o Sidel EasyFEED é um alimentador de preformas inovador, compacto e seguro, instalado no nível do piso e destinado a linhas PET. As preformas sobem pelo elevador até apenas 2,5 metros de altura. Elas são então ordenadas e guiadas verticalmente para o receptáculo de um separador rotativo. Posicionadas nas bordas de uma mesa rotativa e sustentadas pelo flange do gargalo, as preformas são deslocadas por um fluxo de ar filtrado até um trilho. Em vez de usar trilhos de alimentação gravimétrica convencionais, elas sobem por duas correias de escova motorizadas com grau alimentício até o alimentador da roda de sopro, o que contribui para manter o alto nível de integridade da preforma. Essa tecnologia patenteada garante a segurança do operador e facilita as operações, graças à redução significativa da área ocupada e da altura necessária para a alimentação de preformas.

Segundo Bill Hall, vice-presidente executivo de fabricação da Niagara Bottling LLC: “Ao manter as operações no nível do piso, remover o impacto da gravidade do processo de alimentação e usar correias de escova motorizadas com grau alimentício – para deslocar as preformas para o interior da sopradora –, o alimentador de preformas EasyFEED melhora o controle da produção. Com isso, observamos melhorias na eficiência global do equipamento (OEE, na sigla em inglês) e aumento da produção de garrafas da ordem de 2% ao ano, segundo nossas estimativas. Nessa linha que combina o EasyFEED e as Sidel Super Combis, as melhorias se fazem sentir na produtividade suplementar de dois milhões de caixas por ano. Tais resultados teriam sido impossíveis operando um alimentador de preformas tradicional. É por isso que estamos tão satisfeitos.”

Com produção de até 82.000 garras por hora, o Sidel EasyFEED é ideal para produtores de água engarrafada em PET como a Niagara Bottling LLC, que precisam aliar linhas de produção de altíssima velocidade, manuseio de garrafas PET ultraleves, e ainda aumentar a disponibilidade das linhas.

“Tivemos ganhos consideráveis com as duas soluções EasyFEED. No que se refere à disponibilidade das máquinas, estamos operando com taxa de eficiência superior a 98% e tempo médio entre falhas (MTBF, na sigla em inglês) acima de três horas, o que representa um avanço significativo em relação aos resultados registrados anteriormente. Além disso, no quesito integridade da preforma, o manuseio por meio do EasyFEED é extremamente eficiente e fornece preformas de boa qualidade para a sopradora. Seu alto nível de disponibilidade requer intervenções simples por parte dos operadores. E vale ressaltar que, caso haja necessidade de intervenção, o design no nível do piso oferece máxima segurança. Em suma, nosso desempenho melhorou com os novos alimentadores de preforma”, acrescenta Paul Wilson, vice-presidente de fabricação da Niagara Bottling LLC.

Melhoria da qualidade da embalagem PET graças à próxima geração de soluções

Enquanto o alimentador de preformas certo dá início à jornada de sucesso da garrafa PET, a Super Combi é essencial para a redução do custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês) para o cliente e a manutenção de um elevadíssimo nível de eficiência. A equipe da Niagara Bottling LLC reconhece que o layout compacto e a melhor utilização da rotuladora integrada – além de seu próprio redesenho – foram extremamente úteis para alcançar as metas de produção. A tecnologia de rotulagem fornecida pela Sidel empolgou particularmente a fabricante de água engarrafada. “Em termos de disponibilidade, os resultados obtidos com a rotuladora são impressionantes: a operação extremamente simples associada à excelente qualidade de aplicação de rótulos garante altos níveis de desempenho”, explica Paul.

A Niagara é uma das primeiras companhias a operar a nova rotuladora Roll-Fed, capaz de trabalhar com frascos leves e rótulos ultrafinos, aliando melhor controle e distribuição da cola e baixo consumo. Durante o desenvolvimento dessa solução de rotulagem, que emprega cola quente para aplicar rótulos de plástico envolventes, a simplicidade de operação foi uma das prioridades dos engenheiros da Sidel. O tambor de vácuo é formado pela montagem de seções leves para facilitar e acelerar as trocas, além de trazer novas almofadas (pads) ajustáveis patenteadas que possibilitam períodos de produção mais longos e minimizam o tempo de manutenção. A ergonomia dessa solução passou por um enorme trabalho de otimização para oferecer altos níveis de produtividade e ocupar o espaço de maneira sustentável, com os principais componentes claramente visíveis e acessíveis durante a produção ou a manutenção, sem desengate da estação.

Segundo Bill, “A Niagara já conhecia a qualidade de produção assegurada pelas sopradoras e enchedoras da Sidel. Graças ao sistema multifuncional Super Combi, ficou mais fácil trabalhar até com garrafas ultraleves, e ainda garantir maior resistência ao empilhamento. Agora, com a nova rotuladora instalada, também dispomos de uma solução realmente eficiente e confiável.”

A Super Combi é a solução ideal para maximizar a produção e aumentar a eficiência da linha, além de reduzir o TCO – como pôde constatar a Niagara. “O sistema multifuncional melhorou a qualidade da embalagem como um todo. Além disso, a solução proporciona um ambiente mais seguro para o enchimento, sem esquecer que, no que se refere à ergonomia, a Super Combi é extremamente compacta e de fácil acesso, e as trocas de formato são mais rápidas e fáceis”, aponta Bill. Ao falar da Super Combi, Paul ressalta o diferencial do sistema de visão integrado, que controla todo o desempenho da solução: “Trata-se de um dispositivo que contribui para a alta qualidade do sistema, capaz de detectar qualquer tipo de pequeno defeito na superfície, no corpo e no fundo da garrafa e, ao mesmo tempo, verificar a aplicação correta do rótulo, o nível de enchimento e o posicionamento da tampa. Em suma, assegura a fabricação de produtos de melhor qualidade para nossos clientes. Sempre.”

Para o líder na fabricação de água engarrafada – a empresa produz mais de 40 marcas diferentes –, a redução do TCO foi uma prioridade na hora de investir nos novos equipamentos. Com o EasyFEED garantindo segurança e facilidade de operação no ponto de partida da linha e as Super Combis proporcionando alto desempenho em sopro, enchimento, rotulagem e fechamento, a produção de fim de linha precisava otimizar o espaço ocupado, a eficiência em altíssimas velocidades e o investimento global em bens de capital. Foi aí que os engenheiros da Gebo Cermex – empresa do Sidel Group – entraram em cena. O sistema de empacota-mento em alta velocidade com filme termoencolhível da Gebo Cermex, que equipa o fim de linha da Niagara, produz pacotes de alta qualidade. Além disso, a paletizadora de nível baixo, totalmente acessível, com preparação robotizada por camada na entrada, garante sempre uma produção confiável e ininterrupta. Com todas essas funcionalidades, a solução mantém um nível de desempenho extremamente alto, proporcionando eficiência e flexibilidade sem igual para toda a linha – do começo ao fim.

[1] Euromonitor International.