Bom êxito na fábrica da Special.T da Nestlé com a CoboAccess_Pal leva a Sidel a ampliar sua oferta de paletização cobótica a fim de incluir maiores capacidades de carga

A Nestlé instalou recentemente duas unidades da CoboAccess™_Pal, uma solução de paletização cobótica industrial segura e fácil de usar da Sidel em suas instalações em Orbe, Suíça. Com a a automação da paletização de suas cápsulas Special.T, a Nestlé Suisse SA Orbe aprimorou a qualidade de seus paletes e facilitou as operações para os funcionários. Esse último benefício foi garantido pela plataforma de automação da solução, que é baseada na combinação de PC e CLP, viabilizando trajetórias mais bem controladas e melhor coleta e posicionamento cobóticos. Devido ao contínuo sucesso e crescente demanda de soluções colaborativas, a Sidel recentemente ampliou e completou sua oferta de soluções cobóticas de paletização com uma versão média que oferece uma capacidade de carga mais elevada, lançada em maio de 2019.

A projeção de crescimento do mercado global de chá entre 2017 e 2022 é de 7,9 bilhões de dólares devido a tendências em alta como a premiumização e a adição de aromatizadores exóticos em mercados maduros, bem como a reputação mundial do chá como bebida saudável.[1]

A Nestlé Suisse SA Orbe produz chá em cápsulas sob a bem-conhecida marca Special.T, atendendo a essa crescente demanda. “Essa fábrica, antigamente equipada com linhas de baixa e média velocidade, realizava a paletização de modo manual. Devido à necessidade de aumento do volume e da produtividade, estávamos estudando o uso da paletização cobótica para evitar tarefas repetitivas e não ergonômicas para os operadores. Queríamos que executassem atividades de maior valor agregado”, explica Cédric Rey, Gerente de Manutenção e Melhoria de Enchimento e Embalagem da Nestlé.

A equipe da Nestlé Suisse SA Orbe apresentou à Sidel suas necessidades cobóticas em 2017, devido ao relacionamento de longa data entre as duas empresas. Na época, a Sidel já estava trabalhando no desenvolvimento de uma nova solução de paletização cobótica e pôde aproveitar a oportunidade de incluir os requisitos do cliente em seu novo programa.

Sucesso na Nestlé Suisse SA Orbe com maior qualidade do palete

A Nestlé Suisse SA Orbe estava estudando empregar a paletização cobótica (ou robótica colaborativa), uma inovadora tecnologia da Indústria 4.0. Com isso em mente, eles precisavam de uma solução cobótica robusta, precisa e fácil de usar — uma resposta industrial ao desafio que tinham em relação à estabilidade dos paletes. Rey continua: “Em nossa fábrica em Orbe, ter a melhor qualidade de palete era absolutamente crucial, visto que nossas caixas com cápsulas de chá são muito leves, compridas e estreitas. É por isso que o posicionamento preciso no palete e camadas firmes são requisitos importantes para garantir a estabilidade do palete, evitando o deslocamento dos produtos ao longo de toda a cadeia de suprimento, assegurando sua total integridade e chegando por fim às mãos do consumidor sem nenhum dano. Além disso, precisávamos garantir a segurança de nossos operadores. Era indispensável manter o mesmo nível de segurança após a troca da execução manual para a tecnologia cobótica, garantindo o funcionamento seguro da solução, sem grades ao redor. Para nós, a facilidade de uso da nova solução cobótica também era extremamente importante. Por exemplo, uma navegação intuitiva na IHM era imprescindível.”

Garantia de melhor controle de coletas e trajetórias

Na fábrica de Orbe, foram instaladas duas paletizadoras cobóticas no final da linha junto com duas encaixotadoras compactas de carregamento lateral Cermex SW21. Essas soluções CoboAccess_Pal têm uma plataforma industrial de automação baseada na combinação de PC e CLP. “Essa associação garante coletas e trajetórias mais bem controladas do robô colaborativo. O resultado é melhor qualidade e estabilidade do palete, o que contribui para um transporte suave dele ao longo da cadeia de suprimentos. Além disso, a combinação permite o reinício imediato da máquina em caso de possíveis problemas ou paradas de emergência, minimizando assim o tempo de inatividade,” destaca Laurent Cristol, Diretor da Conta Estratégica Nestlé na Sidel

Ademais, a IHM da CoboAccess_Pal atende muito bem à necessidade do cliente de uma solução fácil de usar. Baseada em uma abordagem intuitiva tipo tablet, a IHM facilita as tarefas cotidianas dos operadores da Nestlé Suisse SA Orbe, visto que podem acessar procedimentos de operação padrão (SOP) e folhas de manutenção, o que facilita e agiliza a resolução de problemas e as análises de causa básica. A Sidel fez questão de obter uma validação neutra da CoboAccess_Pal pela Apave, além da total conformidade do equipamento com a Diretiva Europeia Relativa às Máquinas 2006/42/CE. A CoboAccess_Pal sempre realiza o manuseio das caixas sobre o transportador ou a estação de paletes, o que garante que as caixas nunca caiam no chão, contribuindo para a máxima proteção. Cristol explica: “Outro ponto importante é que a CoboAccess_Pal é extremamente fácil de instalar. Na fábrica em Orbe, levou uma semana, incluindo o tempo do comissionamento. Além disso, ela pode ser facilmente transferida para outras linhas em menos de dez minutos.”

Ampliação da linha de paletização cobótica da Sidel

Aproveitando o sucesso desse cliente e após diversas instalações já em funcionamento pelo mundo, a Sidel decidiu ampliar sua oferta de paletização cobótica. O portfólio recentemente passou a incluir a CoboAccess_Pal M. A solução, que conta com um braço robótico Fanuc CR-15iA, tem uma capacidade de carga maior e funciona a seis ciclos por minuto. Equipada com software de DCS[2] e tecnologia de interrupção de contato de segurança, a nova célula fica ainda mais industrial e mais adequada para uma variedade maior de aplicações e categorias de mercado.

[1] Euromonitor International.

[2] Sistema de Controle Distribuído, na sigla em inglês.