DESIGN DE GARRAFA DA SIDEL ALCANÇA REDUÇÃO DE 30% NO USO DE PET E 30% DE AUMENTO NAS VENDAS DE ÁGUA PARA REDE DE FARMÁCIAS MEXICANA

10/06/14

O novo desenho de sua garrafa, desenvolvido pela experiente equipe de embalagens da Sidel, também reduziu em 30% a quantidade de PET nas garrafas, resultando em substancial redução de custos, bem como benefícios ambientais relacionados ao menor consumo de matéria-prima.

Sidel Innomex Mexico LogoAnteriormente, a cadeia Mexicana de farmácias usava fornecedores terceirizados para fornecer a água que era vendida em suas lojas, mas recentemente decidiu que deveria aproveitar mais plenamente o constante crescimento do mercado interno. O primeiro passo na criação da nova marca foi a implantação da fábrica de envase Innomex junto à região metropolitana de Guadalajara.

Mercado em crescimento
Os mexicanos são atualmente os maiores consumidores de água engarrafada do mundo, com um consumo médio per capita em torno de 199,3 litros por ano. Na verdade, a água engarrafada é o setor do mercado latino-americano de mais rápido crescimento. Entre os anos de 2013 e 2017, espera-se um crescimento adicional da ordem de 5%. Por todo o mercado Mexicano, as garrafas PET dominam a sua embalagem e apresentação.

Sidel Innomex Mexico Bottles2Versatilidade na produção
A rede de farmácias, Farmacias Guadalajara, foi fundada em 1942 em Jalisco, vendendo principalmente perfumaria e medicamentos patenteados. De um começo relativamente modesto, a empresa cresceu muito além das expectativas. Por volta de 1962, a empresa havia iniciado um ambicioso programa de expansão, abrindo muitas filiais novas, acrescentando vários novos serviços, como por exemplo o funcionamento 24 horas. As várias empresas que operavam sob a bandeira Farmacias Guadalajara foram então reunidas em 1983 ao grupo Corporativo Fragua S.A.B. de C.V.  - o qual passou a ter ações negociáveis na bolsa de valores do México nos anos 1990. Desde então diversificou suas áreas de atuação complementares tais como serviços de transporte, segurança, importação, laboratórios de desenvolvimento e lojas de fotografia. Desde 2004, a empresa tem multiplicado o número de suas lojas farmacêuticas numa média de mais de 90 lojas todo ano e, como resultado, tem atualmente mais de 1.200 lojas em 24 estados mexicanos.

Sidel Innomex Mexico FillerPara aproveitar a franca expansão do mercado de água engarrafada, a empresa começou a explorar ativamente o potencial na indústria mexicana de bebidas. A empresa tomou a decisão de iniciar sua própria produção de água com e sem gás. Trabalhando em estreita colaboração com os engenheiros e designers da Sidel, planejou a melhor maneira de criar uma fábrica eficiente e de alta tecnologia, adequada para o futuro crescimento. A fim de obter a flexibilidade para criar sua própria marca de água engarrafada em vários tamanhos e formatos diferentes, a empresa pouco depois instalou uma enchedora Sidel Eurotronica FM-C48 e uma misturadora Starblend na fábrica Innomex. Capaz de produzir garrafas prontas cheias de água potável, com sua marca, a velocidades de 10.000 garrafas por hora no formato de 1,5 litro e até 16.000 garrafas por hora nos formatos de 330 ml e 600 ml, a máquina também tem versatilidade na produção.

Para dar à nova marca -'Blue Bay' - sua própria identidade peculiar, a Innomex decidiu criar um desenho de formato da garrafa totalmente novo. A empresa recorreu à equipe de embalagem da Sidel, parte do departamento de Serviços Sidel da empresa, para obter assistência na tarefa, valendo-se de sua larga experiência no desenvolvimento de marcas e design de embalagem. O resultado desta estreita colaboração foi uma forma forte e moderna que poderia identificar a nova marca, e ainda assim - reduzindo significativamente a quantidade de matéria-prima e de recursos usados - poderia também dar à Innomex uma vantagem competitiva reduzindo os custos da garrafa pronta. A forma desenhada usa 12 gramas a menos de matéria-prima do que a garrafa original do fornecedor terceirizado, o que representa uma espantosa economia de 30% no volume total de PET. Uma economia que, naturalmente, se reflete no resultado final para o fabricante. Além de economizar recursos, o novo formato mostrou-se altamente popular entre os consumidores finais. As vendas aumentaram em 30% devido à melhoria na identidade do produto e ao melhor posicionamento da marca.

Sidel Innomex Mexico MixerDuplicando o sucesso da água engarrafada
A água engarrafada Blue Bay, nas versões com e sem gás, atualmente está à venda nas 1.200 filiais da rede Farmacias Guadalajara. Tendo alcançado tal estrondoso sucesso com sua própria água engarrafada, a Innomex procura agora expandir ainda mais com bebidas energéticas e isotônicos.A empresa tem plena consciência de um dos fatores que contribuíram para o seu sucesso na produção e no destaque da marca da água engarrafada Blue Bay.

O Diretor Corporativo, Rodrigo Arroyo, reconhecendo o papel desempenhado pela Sidel, declarou: "Nós sabíamos que precisávamos da tecnologia adequada para ingressarmos com confiança na produção de água engarrafada. Tivemos uma equipe de pessoas talentosas, incluindo a equipe da Sidel, que poderia assegurar que esse projeto atingisse nossos objetivos e no final de tudo tornaria nossa fábrica mais produtiva".

Comunicado de imprensa para descarregar.

HD pictures para descarregar.