A Jin Mai Lang colhe os frutos das duas linhas de PET assépticas com descontaminação seca de preformas mais rápidas do mundo

A Jin Mai Lang instalou recentemente duas linhas de PET assépticas completas da Sidel, ambas integrando o sistema Aseptic Combi Predis™ da empresa e tecnologias da Tetra Pak Processing Systems. Essas linhas produzem incríveis 60.000 garrafas por hora, o que faz delas as mais rápidas linhas de PET assépticas com descontaminação seca de preformas para produtos de baixa acidez do mundo. Essas soluções completas, juntamente com garrafas PET com novo design, cortesia da Sidel, ajudaram a importante empresa no mercado de bebidas chinês a aumentar a capacidade de produção de seus produtos de baixa e alta acidez envasados em PET e também reduzir seu custo total de propriedade (TCO). Impressionada com as vantagens obtidas por esta instalação, a Jin Mai Lang recentemente investiu em outras três linhas assépticas completas da Sidel, operando na mesma velocidade.

O mercado de bebidas chinês cresceu significativamente entre 2017 e 2018, com aumento de 3% em volume e 5% em valor de vendas. Essa trajetória positiva foi impulsionada principal-mente por algumas categorias de bebidas, como chá pronto para beber, que mostrou o notável crescimento de 7% em um só ano.[1] Assim, não surpreende que a Jin Mai Lang, uma das maiores fabricantes chinesas de bebidas e alimentos, tenha precisado recentemente aumentar sua capacidade de produção de chá preto e verde, além de vários tipos de água aromatizada, a fim de atender às crescentes demandas locais.

Mesmo antes dessa recente instalação, a Jin Mai Lang envasava em PET com as tecnologias asséptica úmida, ultralimpa e de enchimento a quente da Sidel. “Iniciamos nossa parceria de sucesso com a Sidel em 2006”, recorda Xianguo Fan, presidente da Jin Mai Lang. “Graças a essa cooperação de 13 anos, que se refletiu em muitas encomendas repetidas, atualmente temos mais de cinquenta equipamentos da Sidel em nossas fábricas, incluindo sete linhas de PET ultralimpas completas e 20 linhas de PET de enchimento a quente. Ao longo dos anos, desenvolvemos total confiança na Sidel, reconhecendo a qualidade e confiabilidade de seus equipamentos, sua mentalidade inovadora, bem como seu suporte local e serviços oferecidos.”

Considerando os desafios do mercado de bebidas local tão competitivo e saturado, onde é imperativo garantir a atratividade da marca com redução do TCO, a grande empresa chinesa decidiu reforçar sua confiança na Sidel. Pela primeira vez em sua história, a Jin Mai Lang escolheu a conceituada, segura e sustentável solução Aseptic Combi Predis da Sidel nas duas linhas de PET assépticas completas, beneficiando-se assim da descontaminação seca de preformas. As linhas foram instaladas nas fábricas da empresa em Tianchang e Cuiping, localizadas nas províncias de Anhui e Henan, respectivamente.

Xianguo Fan
Presidente da Jin Mai Lang

Desempenho excepcional e mínimo TCO

“Queríamos minimizar nosso TCO por nos basear em um equipamento sustentável e energeticamente eficiente que usa bem poucos produtos químicos e nada de água durante a produção. Para nós, essa escolha resultou em economia significativa”, explica Fan. A Sidel Aseptic Combi Predis, uma solução validada pela FDA que já conta com mais de 150 referências no mundo todo, oferece uma produção versátil à importante empresa chinesa, que agora pode processar seis SKUs diferentes, inclusive três designs de garrafa diferentes para o formato de 500 ml e um total de seis sabores diferentes. Essa flexibilidade também é viabilizada pelos tempos de troca de formato significativamente reduzidos: menos de 30 minutos para uma troca de formato de garrafa na Combi. Além disso, para garantir o máximo de tempo produtivo sem comprometer a absoluta segurança alimentar, as unidades da Aseptic Combi Predis integradas nas duas linhas de PET completas nas fábricas da Jin Mai Lang já foram validadas com êxito por 165 horas contínuas de produção.

Com mais de 40 anos de experiência em linhas assépticas completas e milhares de instalações bem-sucedidas realizadas em todo o mundo, a Sidel projetou as novas linhas de acordo com os requisitos específicos da Jin Mai Lang, a começar pela necessidade de máximo desempenho desse cliente. Seguras e higiênicas, as duas linhas oferecem uma solução integrada desde a preparação e tratamento do produto ao longo do envase até a embalagem terciária. Além da solução Aseptic Combi Predis, ambas as linhas da Sidel integram tecnologias da Tetra Pak Processing Systems (TPPS), o sistema Capdis™ de descontaminação seca de tampas, uma rotuladora sleeve, bem como uma encaixotadora wrap-around e equipamentos de paletização. O mais importante é que as linhas são extremamente flexíveis, permitindo a produção de todos os produtos de baixa acidez do portfólio da empresa. Além disso, elas são fabricadas para oferecer desempenho de longo prazo, melhorando a OEE e minimizando o TCO.

As duas linhas de PET assépticas completas iniciaram a produção entre o fim de 2018 e meados de 2019, ambas apresentando mais de 95% de eficiência e produzindo 60.000 garrafas por hora. Isso faz delas as mais rápidas linhas de PET assépticas completas com tecnologia de descontaminação seca de preformas para produtos de baixa acidez do mundo inteiro.

Novos designs de garrafa conquistam a preferência do público jovem

Destacando o segundo grande desafio para esse cliente, Steven Xie, Packaging Director na Sidel, explica: “A Jin Mai Lang também queria modernizar os designs de dez anos de suas garrafas PET de chá gelado e verde. A empresa percebeu que elas não eram mais vistas como atraentes pelos consumidores locais jovens, que são seu público-alvo.” Steven continua: “Para solucionar esse problema, a Sidel ofereceu um serviço completo de embalagem, incluindo mais de 15 designs conceituais e técnicos, testes de garrafas piloto e três moldes piloto. Aproveitando a liberdade de forma oferecida pelo processo de descontaminação seca de preformas de PET, ajudamos o cliente a renovar sua linha de produtos sem aumentar o peso da garrafa, que permanece abaixo de 18 gramas.”

O resultado é um aspecto muito moderno e dinâmico, que aumenta a atratividade e o reconhecimento da marca nas saturadas prateleiras dos varejistas. Agora, um ombro limpo e redondo é combinado com a base da garrafa adornada com um par de óculos em relevo, chamando a atenção das gerações mais jovens de consumidores. Vantagens econômicas também eram prioridade ao desenvolver os designs. Com isso em mente, a altura do rótulo sleeve foi reduzida, proporcionando ainda mais economia. Para dar mais flexibilidade e atender a necessidades futuras, o design da garrafa de chá gelado foi desenvolvido para que seja aplicável tanto ao processo de produção de embalagem de enchimento a quente, quanto ao asséptico.

Suporte excelente conquista a confiança da Jin Mai Lang

“Trabalhamos lado a lado com a Sidel em cada fase do projeto”, diz Fan. “Em especial, prezávamos as muitas reuniões realizadas com as equipes técnicas, de embalagem e marketing a fim de definir as especificações corretas do projeto. As rápidas respostas da Sidel e sua adaptabilidade aos nossos requisitos resultaram em um gerenciamento de projeto muito tranquilo”, acrescenta.

Além de apoiar bem de perto toda a fase de start-up, a Sidel forneceu treinamento abrangente aos operadores da Jin Mai Lang na fábrica do cliente a fim de ajudar seus funcionários a operar as linhas assépticas com a descontaminação seca de preformas, uma tecnologia com a qual não estavam familiarizados. “As duas linhas foram entregues conforme o cronograma, o que mostra que nossa combinação de proximidade com o cliente com expertise global é uma receita de sucesso. Graças a nosso suporte pós-venda de peso, atingimos resultados de produção que superaram as expectativas do cliente. Provamos que realmente somos uma empresa que tem foco no cliente”, observa Emily Liu, Account Manager for Jin Mai Lang da Sidel.

O futuro da grande produtora de bebidas chinesa e da Sidel é promissor: a empresa ficou extremamente satisfeita com a cooperação bem-sucedida; tanto, que optou por adquirir mais três linhas de PET assépticas completas da Sidel, todas com produção de 60.000 gph, e escolheu a Sidel como um de seus fornecedores estratégicos de embalagem e moldes para os próximos três anos.

[1] Nielsen Retail Index