Orkla impulsiona a produção de catchup com a tecnologia Combi de ambiente ultra limpo da Sidel

Mudando para um novo design de embalagens PET e uma solução de insuflagem-enchimento-tampamento integrada com a Sidel, a Orkla melhorou a sua segurança e a capacidade de produção de catchup para atender as crescentes exigências do consumidor por produtos convenientes, sustentáveis e mais saudáveis.

Orkla Foods, parte de um grupo maior, o Nordic Orkla Group, é um líder no mercado de catchup, molhos, condimentos e produtos de venda de marca própria na Europa Central, Báltica e Nórdica. A principal fábrica de catchup do grupo em Fågelmara, no sudeste da Suécia, produz trinta milhões de garrafas de catchup por ano, com vinte receitas diferentes.

Na categoria de molhos e condimentos, a exigência do consumidor por um catchup mais saudável, com menos açúcar, sal, conservantes aumentou assim como por uma produção feita com ingredientes recursados de modo responsável. Concomitantemente, há uma necessidade de embalagens convenientes e atraentes para proporcionar uma ótima experiência para o consumidor e também destacar as marcas das demais. Adicionalmente, enquanto os consumidores estão cada vez mais preocupados com questões ambientais, uma embalagem reciclável tornou-se essencial para fechar as vendas também, e por fim, conquistar uma fatia do mercado.

Com a ambição de atender esses objetivos do mercado, a Orkla trabalhou com a Sidel para adaptar o seu modelo atual de produção em vista de aumentar a sua capacidade de produção e a eficiência de custo enquanto reduz o seu impacto ambiental.

Tudo em uma garrafa

Para atender os requisitos do consumidor, a Orkla reprojetou a sua variedade de embalagens de garrafas cilíndricas de polipropileno (PP) para designs retangulares simples e modernos. Os novos formatos ‘apertáveis’, fáceis de utilizar, facilitam o esvaziamento completo da garrafa e, por outro lado, previnem desperdício desnecessário de alimento.

Adicionalmente, as novas garrafas PET estão até 30% mais leves do que o modelo de PP anterior. A Orkla ampliou também as suas credenciais de sustentabilidade pois as garrafas são compostas por, no mínimo, 25% de rPET (PET reciclado) enquanto a meta do fabricante de catchup é estar utilizando 50% no futuro.

Anteriormente, as garrafas eram insufladas externamente e enviadas para um fornecedor no Reino Unido, mas agora as preformas são adquiridas localmente na Suécia resultando em uma redução de 90% das emissões de CO2 que seriam geradas pelo transporte. As novas garrafas modeladas agora são insufladas em ambiente fechado para obter maior controle da gestão do estoque e da qualidade da garrafa. A Orkla utiliza a tecnologia de aquecimento preferencial da Sidel, que otimiza a distribuição de PET e possibilita o estiramento assimétrico necessário para insuflar os recipientes com formatos simples ou complexos.

“A mudança para uma garrafa PET mais moderna e sustentável para revitalizar as nossas marcas de catchup tem sido recebida positivamente pelos consumidores, resultando em um aumento nas vendas e participações no mercado”, disse Per Samuelsson, Project and Process Developer da fábrica Fågelmara da Orkla Foods. “Reduzir os nossos custos de aquisição beneficiam a nossa rentabilidade também.”

Uma troca para a Combi de ambiente ultra limpo da Sidel

A Orkla quis remover os aditivos de suas linhas de produtos para atender ao desejo de produtos mais saudáveis.

“Quando ponderamos mudar a nossa receita e a temperatura do enchimento, estávamos preocupados que isto mudaria o gosto e a qualidade do produto, os quais os nossos consumidores amam e esperam da Orkla. Trabalhando com a Sidel, fomos capazes de assegurar a manutenção do nosso perfil de sabor original enquanto oferecemos um produto que é mais saudável e mais favorável à ecologia”, adicionou Per Samuelsson.

Com a substituição daquela tecnologia obsoleta de enchimento individual, o fabricante de catchup conscientemente mudou de um processo quente de enchimento que utiliza temperaturas acima de 85°C para assegurar a estabilidade do produto e a produção higiênica, mas isso também consome muita energia.

Devido à utilização de um tanque de buffer asséptico, a nova configuração não somente permite um ambiente de enchimento com menos conservantes na receita, mas também reduz o consumo geral da energia do processo e da linha de embalagem. Adicionalmente, nenhuma água é utilizada pois não há mais necessidade de esfriar o recipiente.

Com o lote de produto agora armazenado seguramente no tanque asséptico durante a produção e a mudança da garrafa na linha de embalagem, ganhou-se dois benefícios principais. Primeiramente, uma redução de desperdício e, em segundo lugar, as mudanças estruturais desempenhadas pelos operadores da Orkla são integradas com menos pressão na janela de tempo de conclusão da tarefa.

A Sidel forneceu esta tecnologia de ambiente ultra limpo da Sidel integrada com a solução Combi combinando as funcionalidades de insuflagem e tampadora. Com o sistema de esterilização da preforma Predis™ incorporado no soprador e a descontaminação seca das tampas na tampadora, os requisitos de segurança e qualidade também são totalmente atendidos. A Combi insuflagem-enchimento-tampamento da Predis™ integra todas as funções e transferências (preformas, garrafas e tampas) em um recipiente seguro único evitando qualquer risco de contaminação.

A solução global permitiu um aumento de capacidade de produção, de seis toneladas por hora a nove toneladas por hora sem conservantes. Com volumes de produção sendo alcançados em menos tempo, a Orkla beneficiou-se da capacidade de introduzir novos formatos e receitas em sua linha.

“A Sidel foi capaz de aproveitar de sua experiência extensa no setor de molhos e condimentos para ajudar a Orkla a alcançar os seus objetivos primordiais de saúde, modernidade e produtividade”, disse Sharma Abhinav, Account Manager, Food Home and Personal Care do Reino Unido, Irlanda e Escandinávia.