Tecnologias de rotulagem: ajudando os produtores de bebidas a acompanharem as tendências dinâmicas dos consumidores

12/11/2015

Em face a um processo de tomada de decisão tão incrivelmente rápido, torna-se ainda mais importante para uma marca destacar-se na prateleira do supermercado. Durante essa crucial "hora da verdade", um rótulo pode ajudar significativamente a atrair a atenção dos consumidores e motivá-los a escolher uma bebida em vez de outra. No mercado atual em constante transformação, os fabricantes precisam ser capazes de se adaptar rapidamente para serem bem-sucedidos. A Sidel oferece uma vasta gama de soluções de rotulagem para que os produtores de bebidas possam levar os novos produtos ao mercado rapidamente, usando soluções flexíveis e confiáveis para acompanhar as tendências dinâmicas dos consumidores.

Desafios para acompanhar as novas tendências de consumo

Os consumidores de hoje se preocupam mais em consumir bebidas que reflitam sua persona-lidade e individualidade. Já não basta apenas fornecer um produto de qualidade em uma embalagem com um rótulo qualquer. Dois fatores essenciais para o êxito são a personalização e os produtos que correspondem ao estilo de vida do consumidor. Um exemplo bem-sucedido de adaptação às tendências do consumidor é o redesenho do rótulo personalizado da Coca-Cola em sua campanha impactante "Bebendo uma Coca-Cola com". Foi uma ideia muito simples que trouxe excelentes resultados - um aumento de 2% das vendas nos EUA.

Labelling solutions changeoverAs tendências impactam nossa percepção dos produtos - sobretudo a embalagem e especificamente o rótulo. No cenário de tendências atual, já não se trata apenas de criar um conceito e levá-lo ao consumidor de maneira certa e segura. O fabricante deve ser rápido, flexível e estar disposto a desafiar o tradicional. Trata-se de pensar primeiro no consumidor e de ter a perfeita compreensão de como consolidar um compromisso com o consumidor final. As rotuladoras flexíveis e que oferecem a capacidade de trocas de formato rápidas e simples podem, nesse novo cenário, ajudar a trazer novos produtos ao mercado com rapidez e eficiência.

Para os produtores de bebidas, o desafio consiste em acompanhar as novas tendências de consumo, incorporando esses fatores de êxito na produção e em toda a cadeia de suprimentos. Não basta deixar apenas o produto "falar" com o consumidor. Existe um longo processo de produção a ponderar e as tendências do consumidor também orientam as mudanças nessa área. Muitos consumidores esperam uma produção sustentável e um produto inteiramente reciclável. Uma excelente rotulagem pode, em contrapartida, melhorar o perfil ambiental do produtor de bebidas, com rótulos mais finos, sem cola e mais ecológicos, resultando em uma redução de custos em todas as áreas - desde os materiais até à manutenção - e também em um aumento de produtividade.

Soluções inovadoras para todas as necessidades de rotulagem

Na qualidade de fornecedora líder de soluções de PET para embalagens de líquidos, a Sidel tem a experiência requerida para responder às necessidades dos produtores de bebidas tanto em termos de embalagens atraentes, quando de produção sustentável. A Sidel entende a importância da qualidade e da confiabilidade dos equipamentos, e também a necessidade de equipamentos e serviços que sejam receptivos, flexíveis e facilmente adaptáveis às exigências de mudança de produção. A Sidel oferece tecnologias de rotulagem inovadoras, que podem ajudar os produtores de bebidas, independentemente das exigências de produção.

Labelling solutions SL90 labellerCom mais de 40 anos de experiência em soluções de rotulagem, a Sidel instalou quase 4.000 rotuladoras no mundo todo. As muitas tecnologias desenvolvidas pela empresa durante esse tempo são extensas, e as soluções oferecidas atualmente incluem equipamentos para aplicação de rótulos roll-fed, autoadesivos, pré-cortados e termoencolhíveis. Essas soluções são adequadas para muitos tipos e formatos de frascos e produtos, incluindo bebidas, alimentos, óleos, cosméticos e produtos domésticos. As soluções de rotulagem da Sidel são fáceis de usar e flexíveis, permitindo aos produtores adotar tipos e materiais diferentes de rótulos na mesma máquina. Todas as soluções de rotulagem da Sidel são concebidas para maximizar tanto o impacto dos produtos na prateleira, quanto a lucratividade gerada por cada artigo vendido.

Michele Morrone, membro da equipe de Labelling Product Management da Sidel, comenta:
"O rótulo que um artigo recebe cumpre um papel fundamental no sucesso que terá no mercado, sendo que o design e o destaque da marca são alguns dos fatores determinantes na decisão de compra dos consumidores. Assim, a produção de rótulos atraentes com custos reduzidos é crucial."

Os rótulos roll-fed continuam populares

A aplicação de rótulos roll-fed com cola quente ainda é o principal método usado em garrafas PET de refrigerantes, refrescos e água. Embora os rótulos de papel ainda sejam aplicados, o sucesso contínuo da rotulagem roll-fed está hoje mais voltado para os rótulos de plástico, populares tanto entre produtores como entre consumidores, graças às suas qualidades físicas e práticas. Com um acabamento de alto brilho, são resistentes à água e, consequentemente, menos sujeitos às condições adversas de armazenamento e transporte.

A última geração da Sidel Matrix™ SL70 consiste em uma rotuladora roll-fed altamente modular, com uma produção de até 60.000 garrafas por hora (gph), que pode ser instalada em várias configurações diferentes e facilmente reconfigurada. As trocas de frascos de diferentes formatos e dimensões são 30% mais rápidas do que as das gerações anteriores e podem ser realizadas em apenas 25 minutos por um único operador. Com uma estrutura aberta para facilitar a limpeza, requer 40% menos tempo de parada para a manutenção. Possui uma motorização de acionamento direto que elimina a necessidade de pontos de lubrificação, não requer nenhuma manutenção por baixo da mesa e é composta por módulos facilmente substituíveis.

Rótulos roll-fed e termoencolhíveis aplicados com a mesma máquina

As estatísticas revelam que o mercado de rotulagem termoencolhível (SSL, na sigla em inglês) está crescendo mais rápido que o de qualquer outro tipo de rotulagem. Existem muitos motivos para esse sucesso. A maior área disponível para gráficos nos rótulos de alto encolhimento, que cobrem toda a garrafa, naturalmente, oferecem aos designers um maior potencial para a criatividade. O espaço adicional também facilita o posicionamento de dados como volume, conteúdo, código de barras e outras informações exigidas por lei, além de possibilitar aos produtores a introdução de suas próprias mensagens e comunicações. Ao cobrir toda a garrafa, incluindo a tampa, o rótulo sleeve também pode funcionar como lacre de maneira eficaz. No caso de bebidas sensíveis, pode ser usado como uma barreira contra a luz para proteger o conteúdo. Como o rótulo é termoencolhido em posição, adapta-se a qualquer superfície e elimina qualquer restrição quanto à forma do frasco. Ele também elimina a necessidade de cola e solventes, tornando a reciclagem da matéria-prima PET muito mais fácil.

Projetada para atender à crescente demanda por rótulos sleeve termoencolhíveis, a Sidel Rollsleeve é uma rotuladora rotativa flexível, que oferece inúmeras possibilidades de produção em termos de rotulagem. Ela permite alternar facilmente entre aplicações de rótulos sleeve e roll-fed, em uma única máquina, e com apenas dez minutos a mais que uma troca normal. A rotuladora também permite o uso de diversos tipos de materiais de rótulos, garantindo sustentabilidade e economia. A Sidel Rollsleeve é exclusiva em termos de criação do rótulo sleeve, que ocorre dentro da máquina. Isso exige muito menos operações de conversão e os custos do rótulo são significativamente reduzidos. A máquina é equipada com uma estação de rotulagem linear ergonômica, robusta e precisa.

A bobina de alimentação, comandada por servomotores, e a lâmina rotativa única realizam um corte sempre regular, preciso e sem desperdício. É uma das rotuladoras sleeve mais rápidas do mercado, com produção de até 54.000 gph.

Rotulagem autoadesiva premium e com cola fria confiável

Ideal para longas tiragens de impressão, a aplicação de rótulos com cola fria é um método comprovado e consagrado de rotulagem que continua a dominar o setor de bebidas e alimentos devido à sua excepcional confiabilidade. Tendo também uma elevada participação de mercado, os rótulos autoadesivos (PSL, na sigla em inglês) são particularmente adequados para rotulagem premium, tanto na indústria de bebidas como em outros setores. Isso devido à liberdade de forma, tamanho e arte gráfica que proporcionam aos produtores.

Labelling solutions bottles shelfA Sidel SL 90 é uma rotuladora rotativa de alta velocidade projetada tanto para rótulos auto-adesivos quanto para aplicações com cola fria. Pode alternar facilmente entre esses tipos de rótulos pela simples substituição das estações modulares de rotulagem. Rotuladora modular inteligente, que proporciona uma produção de alta qualidade e oferece aos produtores uma flexibilidade máxima de aplicação de rótulos em todos os tipos de embalagens, a Sidel SL 90 aplica rótulos autoadesivos com precisão. O estiramento otimizado do rótulo reduz o risco de formação de rugas e bolhas, e a alta aderência confere um atraente visual "sem rótulo". Esta rotuladora é excepcionalmente confiável para a aplicação de rótulos com cola fria, mesmo sob condições de produção extremas, como operação ininterrupta e altas temperaturas. Também é adequada para altas velocidades, oferecendo uma excelente flexibilidade.

A Sidel está sempre inovando no campo da rotulagem para atender às crescentes demandas do mercado em termos de eficiência, sustentabilidade, segurança e baixa manutenção. O rendimento está aumentando para atender às demandas de alta produção. Muitas soluções são desenvol-vidas para reduzir o uso de matéria-prima (espessura do rótulo, cola etc.) e o consumo de energia. O design das rotuladoras está sendo simplificado para proporcionar mais ergonomia, facilitando a operação e reduzindo a manutenção.

Comunicado de imprensa para descarregar.