As garrafas mais leves do mercado Romeno produzidas com 47% de economia de energia

30/06/2015

Ao mesmo tempo, trabalhou em conjunto com a equipe de embalagens da Sidel Services™ para desenvolver um design novo e elegante para sua garrafa de água sem gás. Com esse novo design, que incluiu a adoção do padrão internacional de gargalo curto 29/25 em todos os tamanhos de garrafa, o peso delas foi reduzido em até 45%. A Rio Bucovina agora produz as garrafas mais leves do mercado romeno.

Parceria de longa data com a Sidel

A Rio Bucovina é uma das principais empresas do mercado romeno de bens de consumo não duráveis (FMCG), estando entre as três maiores produtoras de água mineral natural. A empresa produz uma ampla variedade de bebidas e alimentos em suas duas unidades de produção. Essa produção inclui a água mineral "Bucovina" com e sem gás e a água da marca "La Vitta". A empresa também produz os refrigerantes das marcas "Rio", "La Vitta", "Malibu" e "BonTon", e um energético com a marca "Golden Horse". Além desses, a Rio Bucovina distribui diversos itens alimentícios, entre outros.

Há muito tempo a Rio Bucovina é cliente da Sidel, a líder mundial no fornecimento de soluções PET para envase de líquidos, à qual recorreu pela primeira vez em 1993. Foi então que adquiriu duas sopradoras Sidel SBO16. Uma foi instalada na fábrica de envase em Vatra Dornei - o famoso destino turístico de spas e ski nos montes Cárpatos, no nordeste da Romênia -, para a produção de água com e sem gás. A outra sopradora Sidel SBO16 foi adquirida para o envase de refrigerantes na fábrica da Rio Bucovina no oeste da Romênia, em Timisoara, a terceira maior cidade do país em número de habitantes.

Flexibilidade, confiabilidade e economia de energia

Rio Bukovina Sidel machineDepois do sucesso desses projetos e da confiança desenvolvida entre as empresas ao longo de mais de 20 anos, a Rio Bucovina recentemente adquiriu outra sopradora da Sidel para sua fábrica em Vatra Dornei. Nessa ocasião, a empresa escolheu a SBO10 Universal 2eco devido à sua flexibilidade, confiabilidade e também pelo suporte técnico da Sidel, que a empresa conhecia muito bem devido ao relacionamento profissional de duas décadas entre elas. Cristian Serban, Diretor de Desenvolvimento Comercial da Rio Bucovina, comenta: "Tendo trabalhado com a empresa já por mais de 20 anos, conhecemos o bom trabalho que a Sidel pode realizar. A SBO Universal 2eco, junto com o seu Ecoven, diminuiu substancialmente os nossos custos, com uma redução de 47% no consumo de energia da nova linha em comparação com outras sopradoras que poderíamos ter escolhido."

A tecnologia Ecoven exige menos módulos de aquecimento e lâmpadas, reduzindo o tempo de aquecimento das pré-formas em até 15%. Com isso, há uma diminuição substancial no consumo de energia dos fornos e no uso da potência instalada. Além da ampla janela de processo, a grande reserva de aquecimento do Ecoven e o seu rápido aquecimento asseguram a ausência de desaceleração na produção, não importa qual o tipo de pré-forma usada. Também oferece uma excelente precisão de tratamento térmico, o que garante características e qualidade idênticas para as garrafas. A Rio Bucovina também se beneficia da redução no consumo de ar da linha SBO Universal 2eco devido a uma melhor eficiência nos circuitos de ar, cilindros integrados, solenoides e limitadores de fluxo. Tudo isso proporciona ainda mais economia nos custos de produção.

As garrafas mais leves do mercado romeno

Rio Bukovina bottleA Rio Bucovina também lançou os novos designs das garrafas da Bucovina, caracterizados por uma abordagem muito contemporânea e elegante. Em comparação com as garrafas anteriores, os novos designs têm pesos consideravelmente menores - 31,5 gramas em vez de 43 gramas nas garrafas de 2 litros; 24 gramas em vez de 39 gramas nas garrafas de 1,5 litro; e 12 gramas em vez de 22 gramas nas garrafas de 500 mililitros. Cristian acrescenta: "A equipe de design de embalagem da Sidel atendeu às nossas necessidades relacionadas à marca nas novas garrafas e concretizou nossos objetivos nas formas finais. E o mais importante é que eles trabalharam conosco em otimizar a oportunidade de redução de peso que tínhamos disponível. O resultado foi as elegantes novas garrafas que a equipe otimizou para nós, que refletem tudo que pedimos à Sidel e que são as garrafas mais leves do mercado romeno - com uma significativa redução de peso de cerca de 45%. A instalação da Sidel SBO10 Universal 2eco nos permitiu mudar para o padrão 29/25 - com a vantagem imediata da redução de peso. Naturalmente, isso resultou em um processo de produção mais ecológico, além de economia substancial."

A água engarrafada domina o mercado romeno

Na Romênia, há demanda por água engarrafada porque ela tem custo acessível e é encarada como uma bebida mais natural. Também é vista como uma opção muito mais saudável e confiável em comparação com a qualidade da água de torneira em geral disponível no país, especialmente em Bucareste e outras grandes cidades. Os fabricantes domésticos, cuja maioria tem suprido água mineral engarrafada para o país há décadas, dominam o mercado por meio da tradição, reconhecimento da marca e preços acessíveis.

As vendas de água têm tido um crescimento anual de cerca de 5% nos dois últimos anos, o que resultou principalmente na consolidação das principais marcas. Esse crescimento moderado é o resultado da presença desse produto nos lares de pessoas de todo tipo de poder aquisitivo. Embora o mercado consumidor de água com gás seja maior e mais consolidado, principalmente devido ao grande consumo do tradicional "spritz" - a combinação de água gaseificada com vinho -, a água sem gás engarrafada tem progredido em termos de crescimento de volume ao longo dos últimos anos. No entanto, a diminuição no poder aquisitivo dos consumidores na Romênia tem levado a uma crescente aceitação de água de custo mais baixo.

Com a introdução da sopradora da Sidel, a Rio Bucovina desfruta de uma condição privilegiada para reforçar sua posição consolidada nesse mercado com uma garrafa leve, moderna e atraente, produzida através de um processo de sopro mais ecológico.

Comunicado de imprensa para descarregar.