Fabricante maltês colhe benefícios de nova rotulagem em apenas cinco dias

20/08/2015

A decisão de adquirir a nova máquina de rotulagem Rollquattro da Sidel - líder mundial no fornecimento de soluções PET para envase de líquidos - foi tomada depois de a GSD ter considerado a modernização de uma rotuladora existente.

"Às vésperas da alta temporada, consultamos a Sidel, inicialmente para modernizar a rotuladora roll-fed Rollquattro instalada em nossa linha, incorporando todos os upgrades necessários", explicou Brian Galea, Diretor Técnico da GSD. "Atendendo a nosso pedido, a Sidel fez uma avaliação cuidadosa da situação. Quando apresentou os resultados da análise, comparando as melhorias que provavelmente teríamos com o investimento em uma máquina nova, logo vimos o valor e a lógica da opção sugerida pela Sidel, principalmente ao percebermos que a instalação poderia ser feita em um prazo extremamente curto" completou.

Manter a competitividade em um mercado focado no custo

Rollquattro evolution label filmNo mercado local de água engarrafada, o principal concorrente de Malta é a Itália, país vizinho que tem um consumo anual de 176 litros per capita. Segundo relatórios da empresa de análise de mercados Euromonitor, o volume de vendas de água em toda a Itália - uma das maiores produtoras de água engarrafada do mundo - totalizou 11 bilhões de litros em 2014. Em geral, para os italianos e malteses a água mineral é uma bebida do dia a dia, e não um item de luxo. No entanto, a quantidade de marcas concorrentes resulta inevitavelmente em um mercado onde a competição é acirrada, os preços tendem a baixar e é difícil alcançar níveis elevados de rentabilidade. Consequentemente, a GSD estabeleceu indicadores de desempenho mensuráveis e constantemente monitorados para assegurar que todos os aspectos da produção permaneçam competitivos e rentáveis. Naturalmente, isso inclui o desempenho de qualquer equipamento de rotulagem envolvido no processo.

A Sidel é consultada para melhorar o TCO

A GSD começou a trabalhar com a Sidel em 2002, quando comprou sua primeira linha Sidel para o envase de água em garrafas de vidro e de PET. Em 2007, foi adicionada uma segunda linha dedicada unicamente ao envase de refrigerantes em PET, implantada numa fábrica nova e moderna, e a linha mais antiga foi transferida para outro local. Em 2012, ambas foram transferidas e posteriormente modernizadas com uma conversão de linha. Quando a empresa decidiu melhorar a eficiência e o custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês) da linha mais antiga, instalada há 12 anos, foi natural que entrasse em contato com a Sidel novamente. A linha flexível - usada para envasar água mineral com gás, sem gás e aromatizada em garrafas de PET e de vidro de 500 ml, 1 l e 2 l - foi dotada de equipamentos independentes, entre os quais, uma máquina de moldagem por sopro com enchedoras e rotuladoras diferentes em função da embalagem utilizada.

Equipamento projetado para facilitar e simplificar a instalação

A máquina de rotulagem PET antiga que havia operado de maneira eficiente e confiável durante sete anos na linha de produção era uma rotuladora Rollquattro da Sidel. Após avaliação completa das opções, foi substituída pela nova rotuladora para proporcionar ainda mais benefícios. Assim como a anterior, a nova Rollquattro da Sidel aplica rótulos roll-fed-. A nova rotuladora da GSD tem as mesmas dimensões que a máquina antiga e capacidade para produzir até 25 mil garrafas por hora, além de utilizar as mesmas peças de troca. Essa característica, por si só, contribui para a redução do custo global do investimento da GSD.

A máquina é submetida a testes exaustivos pelos técnicos da Sidel antes da entrega para simplificar sua instalação no lugar da máquina existente, mantendo o tempo de parada em níveis mínimos e reduzindo o impacto na produção. Para a GSD, todo o processo, desde a desmontagem da rotuladora antiga até a produção das primeiras garrafas comercializáveis na nova Rollquattro, levou apenas cinco dias. "Com a nova máquina instalada em questão de dias - e a Validação de Aceitação pelo Cliente obtida em menos de três semanas, conforme havíamos solicitado - pudemos lançar a produção para a alta temporada com ainda mais eficiência e, ao mesmo tempo, otimizamos o TCO de rotulagem das garrafas PET na linha", comentou Brian Galea.

Eficiência e alta precisão

Rollquattro evolution labelling stationA nova Rollquattro aplica rótulos de plástico de alta qualidade nos diferentes formatos e tipos de água, favorecendo o posicionamento comercial da marca de água Kristal. O tambor de transferência de rótulos e os módulos de colagem e corte da nova máquina foram projetados para proporcionar continuamente alta precisão e qualidade. O tambor de transferência de rótulos patenteado garante a alta qualidade do ajuste dos rótulos às garrafas. O vácuo automatizado, com configurações simples e programáveis, aumenta a tensão e o controle da estabilidade do rótulo. A aplicação do rótulo e o alinhamento da sobreposição são precisos em todas as velocidades, mesmo em garrafas modeladas, dispensando o uso de um sistema adicional de limpeza para o fechamento por sobreposição. Cada uma das quatro lâminas rotativas integradas tem alta durabilidade e foi projetada para uma vida útil de até 5.000 horas. O design serrilhado do rolete de cola contribui para uma economia significativa de cola, e a unidade do rolete permite conservar o adesivo em excelentes condições, otimizando a aplicação dos rótulos com precisão e simplicidade.

Solução de rotulagem flexível e menos manutenção

Brian Galea continua: "A produção da GSD é modificada cerca de três vezes por dia. Portanto, para nós a flexibilidade da produção em termos de troca de materiais, formatos e rótulos é essencial. Com design compacto, a nova estação linear Rollquattro facilita o acesso aos módulos da máquina e acelera a troca de formatos. Com ajustes feitos por meio da interface homem-máquina (IHM) tanto para as configurações das garrafas como para as dos rótulos, as trocas agora podem ser feitas em apenas trinta minutos."

O design linear ergonômico da nova Rollquattro permite controlar todos os processos de rotulagem e simplifica os procedimentos de manutenção. Os módulos podem ser desmontados da estação e reparados separadamente. A redução do desgaste entre o rolo de cola, tambor de vácuo e corte, além do fato de dispensar lubrificação, exige menos manutenção. O operador tem acesso fácil e seguro ao reservatório de cola, situado sob a base da máquina, e o vácuo impede que os rótulos entrem na área do rolete de cola, reduzindo a necessidade de limpeza.

Sobre a General Soft Drinks

A GSD produz e envasa uma grande variedade de refrigerantes que são distribuídos em toda Malta e em Gozo, uma ilha vizinha. A GSD é propriedade da holding da Mizzi Organisation, um conglomerado cujo portfólio de unidades de negócios compreende diferentes setores industriais. A empresa conta com mais de 225 funcionários em sua unidade de fabricação, escritórios e no centro de distribuição na ilha. Enquanto empresa independente, a GSD é a única licenciada a engarrafar produtos para a Coca-Cola Company em Malta.

Comunicado de imprensa para descarregar.