Ampliação do mercado de bebidas lácteas — embalagens PET assépticas ajudam a Aurora Organic Dairy em sua missão

A Aurora Organic Dairy instalou uma Aseptic Combi Predis™ da Sidel em sua segunda fábrica de leite, com instalações inteiramente novas em Columbia, Missouri. Essa solução de envase, aprovada pela FDA e parte de uma linha completa (que também inclui tecnologia da Tetra Pak Processing Systems), ajudou a importante empresa no mercado de laticínios orgânicos nos EUA a ampliar sua oferta de leite orgânico ultrapasteurizado de embalagens cartonadas e jarros em PEAD para PET. Essa escolha marca o início de uma nova jornada para a Aurora: em última análise, o envase do leite UHT em PET viabiliza uma embalagem atraente e premium que atinge consumidores em novos canais.

Fundada em 1976 e com sede em Colorado, a Aurora é pioneira na área de produção sustentável e orgânica de leite. A empresa progrediu muito desde a conversão de sua primeira fazenda em Colorado para produção exclusivamente orgânica em 2003 e a construção de sua fábrica dentro da fazenda em Platteville, Colorado em 2004. Agora, a Aurora Organic Dairy é a principal produtora e processadora de manteiga e leite orgânico de marcas de loja para varejistas dos EUA. A proposta de venda exclusiva da empresa é sua filosofia que abrange desde o cultivo da plantação até a distribuição de seus laticínios premiados: a cadeia de suprimento integrada verticalmente oferece rastreabilidade inigualável e laticínios orgânicos acessíveis de excelente qualidade. Visto que constantemente buscam parcerias com empresas de mentalidade progressiva com os mesmos valores no que tange a inovação, escolheram instalar a Aseptic Combi Predis da Sidel em sua nova fábrica em Columbia, Missouri. A solução viabiliza uma linha de produção ampliada, abrangendo diversos tipos de produtos envasados em garrafas PET.

Jason Lee
Chief Customer Officer da Aurora Organic Dairy

Quebrando a tradição a fim de conservar valores fundamentais em um mercado competitivo

Como principal produtora e processadora de laticínios de marcas de loja nos EUA, a Aurora continua a se desafiar em consonância com seu objetivo: levar leite orgânico para o público geral norte-americano com a mais alta qualidade e frescor, bem como com preços mais acessíveis e melhor disponibilidade para o consumidor. De acordo com Jason Lee, Chief Customer Officer da Aurora Organic Dairy, a categoria de bebidas tem mudado rapidamente, o que torna difícil competir no mercado de bebidas lácteas tradicional sem adaptação às mudanças. Ele explica: “Temos visto oportunidades de crescimento e interesse dos clientes em leite envasado assepticamente e produtos lácteos em PET. Essas observações têm proporcionado destaque aos produtos de marcas próprias na prateleira — diferenciando-os de marcas nacionais e das embalagens mais tradicionais para laticínios. Continuamos a trabalhar em nossa missão, levando os benefícios nutricionais dos laticínios orgânicos a mais pessoas, em mais lugares com um compromisso com a integridade em tudo que fazemos. É por isso que continuamente buscamos inovações para diferenciar nossos produtos.”

Após anos processando leite ultrapasteurizado em jarros de um galão (3,78 L) e embalagens cartonadas de meio galão (1,89 L), a Aurora começou a envasar leite orgânico de baixa acidez que dispensa refrigeração em embalagens PET em 2019, após a escolha da Aseptic Combi Predis da Sidel. Com isso, a Aurora aproveita melhor as oportunidades de marketing, bem como um processo de produção flexível e eficaz quanto ao custo. A embalagem PET permite a diferenciação da marca devido à liberdade de design praticamente infinita que oferece, garantindo a identificação inconfundível da marca em toda a família de garrafas, desde as grandes até os formatos para viagem. Essas propriedades são muito valorizadas pela Aurora, que agora produz seu leite orgânico envasado em garrafas PET de 8 oz, 12 oz, 16 oz e 32 oz (cerca de 240 ml, 350 ml, 470 ml e 950 ml, respectivamente) que lembram aquelas clássicas garrafas de leite de vidro usadas antigamente para entrega domiciliar de leite.

Uma solução em PET asséptica aprovada pela FDA para a Aurora

A Aurora implementou a Aseptic Combi Predis da Sidel por causa da sua proficiência certificada: além de mais de 180 referências em todo o mundo, a solução foi o primeiro equipamento de enchimento asséptico em PET com esterilização seca de preformas a ser aprovado pela FDA, há três anos. Assim, os padrões extremamente elevados da Aurora são preservados pelas propriedades de barreira oferecidas pelo PET, que atende a rigorosos requisitos de segurança alimentar, e pelo processamento e embalagem 100% estéril fornecidos pela linha. A reputação da Sidel em embalagem asséptica (mais de 40 anos tanto em PET como em aplicações assépticas) também foi fator chave na decisão de compra da Aurora, além da experiência de primeira mão no centro de expertise para enchimento da Sidel e algumas visitas a clientes nos EUA e Europa para observar a Combi Predis em ação.

Grande mudança tornada simples

A Sidel Aseptic Combi Predis oferece a descontaminação seca de preformas mais simples e rápida do mercado, o menor custo total de propriedade (TCO) e impacto ambiental otimizado. Nesse processo, não se utiliza nada de água e há uma redução drástica no uso de substâncias químicas. Tudo isso mantendo alta produtividade, facilidade de operação e flexibilidade na produção. Esse último aspecto foi um fator crucial no sucesso do projeto, dada a necessidade da Aurora de produzir múltiplas SKUs e satisfazer as expectativas das marcas das lojas.

As equipes da Sidel e Aurora concluíram o ramp-up e a validação comercial da linha de PET completa asséptica, que agora envasa diversos formatos de garrafa, já disponíveis no mercado.

“Nossa equipe de inovação tem trabalhado em estreita colaboração com a equipe de embalagens da Sidel para desenvolver rapidamente novos designs de frascos.A Sidel tem sido uma grande parceira durante todo esse processo, e estamos extremamente animados em relação aos recursos que essa linha ainda proporcionará a nós e nossos clientes”, conclui Lee.